Infantil


'A saúde dos nossos filhos faz parte da nossa responsabilidade. Está nas nossas mãos entregar-lhes ferramentas que lhes propocionem bem estar e independência. Se lhes transmitirmos confiança nos seus corpos e na vida, criaremos crianças saudáveis e felizes.' Ángeles Hinojosa

Os bebés e crianças são bastante receptivos à estimulação de zonas reflexas dos seus pés e as suas reacções são sempre imediatas e positivas.

Muito efectivo para tratar entre outros problemas como

alergias, anginas, conjuntivitis, constipação, diarreia, enuresis, eccema, inflamações, insomnia, gripe, obstipação

É ainda uma ferramenta que propociona atenção e carinho, facilitando o processo de integração à vida extra-uterina e potenciando o vínculo Pai/Mãe/Filho.

Uma técnica muito valiosa e bastante simples de aprender!


O crescimento dos pés na infância é rápido, embora não seja constante. Temos de saber que cada numero do calçado infantil é 6 milimetros maior do que o anterior e que os ossos dos pés crescem até aos 14-16 anos de vida antes de se ossidificarem completamente.

Durante os primeiros 15 meses de vida o pé cresce aproximadamente meio número (3 milimetros em cada dois meses); dos 15 meses até aos 2 anos, meio número em cada três meses; e dos 2 aos 3 anos, meio número em cada três ou quantro meses.

Portanto é importante ter atenção ao crescimento dos pés das nossas crianças e adquirir calçado de tamanho adequado para assim permitir o movimento e um desenvolvimento dos pés sem dificuldades.

Assim como todo o esqueleto da criança os ossos dos pés crescem a um ritmo acelarado até aos 14 ou 16 anos de vida antes de se ossodificarem completamente, despois continuam a crescer de forma quase imperceptível. Para um desenvolvimento correcto dos pés dos pequenos, é necessário cuidar deles desde o nascimento e dos sapatos que calçam desde que começam a gatear.


É muito importante conhecer a evolução dos pés para poder proporcionar-lhes o apoio e ajuda adequados, para assim evitar má formações e problemas de postura posteriormente.
Um dos erros mais comuns é pôr-lhes sapatos muito apertados, por isso é necessário estarmos muito atentos a quanto cresce o pé das crianças.
Temos de ter em conta que o pé é um orgão complexo que coordina 107 ligamentos, 19 músculos, 26 ossos e que nos ajudarão a caminhar milhares de kilometros ao longo da nossa vida. Então não está nada mau cuidar deles desde que somos bebés...

A reflexologia é uma excelente forma para apoiar o desenvolvimento dos pés dos nossos pequeninos desde os primeiros meses de vida. Observardo bem os dedos, o arco, o calcanhar e todo o pé por inteiro, se notamos qualquer tipo de desviação convém consultar logo com o pediatra, embora seja habitual revisar também os pés dos bebés à nascença.